sábado, 22 de janeiro de 2005

F.L.M. 10 ANOS de HISTÓRIA

Este texto é um pequeno relato dos últimos 10 anos da F.L.M. . Aguardem pois está em estudo a edição de um livro intitulado: "F.L.M. Memórias".
Desejamos desde já a toda a cominidade Murtoseira e blogosférica um óptimo Carnaval cheio de folia e alegria!!


F.L.M. - 10 ANOS de História

Tende-se muitas vezes, a confundir a Frente Libertadora Murtoseira, vulgo F.L.M., como grupo de carnaval, embora estejam intimamente ligados, a F.L.M. já existia antes de ter participado no carnaval, mas foi como grupo de carnaval que a F.L.M. se organizou e ganhou uma nova vida.
Corria o ano da graça de 1995 quando um grupo de valorosos e intrépidos jovens decidiram, face á importância que o Desfile Carnavalesco Infantil começava a representar para o enriquecimento cultural e económico da Murtosa, e com o intuito de o enriquecer e valorizá-lo ainda mais, participar no desfile.
É assim que estes jovens, com muito pouco dinheiro mas com uma imaginação desmedida, decidem participar e escolher como tema carnavalesco as Escolas de Samba de Estarreja, que como se sabe vinham á Murtosa fazer um frete e assim nasceu os "Trepa no Cagueiro".
Esta participação em 1996 mereceu honras de primeira página, num jornal local já extinto e embora a crítica tenha sido positiva, a F.L.M. avaliou esta primeira participação como um autêntico fracasso, mas isso só nos deu ainda mais força e alento para continuar.
No ano de 1997, apesar das críticas do ano anterior e de alguns velhos do Restelo (aqui também os há), decidiu-se participar outra vez, agora com novas caras.O principal problema continuava, a falta de dinheiro era um entrave quase incontronável, mas mais uma vez a imaginação salvou-nos e com zero escudos se fez mais um desfile coroado de éxito, o tema desse ano foi "Os Putos da Escola".
Entrámos em 1998, este seria o ano da afirmação. O grupo passou-se a designar oficialmente F.L.M. e criou-se os primeiros estatutos que daí em diante iriam reger a mesma.A implementação de quotas foi um passo importantíssimo, que permitiu á F.L.M. pela primeira vez fazer um fato condígno da mesma para o desfile carnavalesco.
Uma aposta ganha, com o tema "Freiras Libertinas Murtoseiras" a F.L.M. arrebata definitivamente a simpatia dos Murtoseiros, e torna-se um dos pilares do Carnaval Murtoseiro, um ícone.
Em 1999 e ainda a colher os louros do carnaval anterior, a F.L.M. vê o seu número de membros a aumentar, e com a fasquia colocada bem alta a F.L.M. sente-se obrigada a não desiludir as expectativas dos Murtoseiros. E o que é certo é que não desiludiu, como colocou a fasquia num ponto extremo, com um forte investimento e um tema sempre actual, a F.L.M. saíu á rua nesse ano como Agentes da Autoridade.
O tema bem como as roupas foram um sucesso inimaginável e a F.L.M. afirmava-se definitivamente.
Tudo isto tinha custo avultados e o dinheiro só das cotas já não chegava, tinha-se de encontrar uma solução.Nesse sentido uma comitiva da F.L.M., com contas por pagar, dirige-se á Câmara Municipal e pede para ser recebida pelo Sr.Presidente, Dr. Santos Sousa que nos recebe de bom grado.Desta reunião nascerá a "festa das barraquinhas" e o primeiro subsídio a um grupo apeado de carnaval que não uma escola.
Se a "festa da barraquinhas" é hoje uma festa de referência no Concelho, aquela reunião foi o seu nascimento, ideia apresentada com os cuidados necessários para não ferir susceptividades. A Câmara Municipal da Murtosa disponibilizou nesse ano uma barraquinha á F.L.M. e nos anos seguintes a todas as associações e grupos apeados que assim a requereram.
2000, com as ideias a palpitar e novos membros a entrar, sempre com rigor, a F.L.M aprende uma lição:


1º - A Murtosa não é o Brasil e aqui em Fevereiro faz frio.

2º - Uma direta antes do desfile não é boa ideia.

Nesse ano fomos buscar a ideia ao outro lado do Atlântico, decidimos desfilar de "Sambistas". Este foi um tema de amores e ódios, se muitos gostaram da idumentária outros acharam que a F.L.M. no restante tinha desiludido. Foi um balde de água fria com grandes discussões internas sobre o que tinha falhado, havia que voltar a conquistar o povo Murtoseiro que nos tinha dado força (um bocado á imagem da prestação da selecção nacional no Euro).
Decorria o ano de 2001, a F.L.M. decide regressar á sua pátria, á terra que lhe deu nome, á sua amada Murtosa. Será o ano da organização do funcionamento da F.L.M., com as famosas assembleias onde se discutia tudo e algo mais até ao ínfimo promenor. E é de uma dessas assembleias que nascerá o tema desse ano, "Fresco Lindo e do Melhor". É o regresso aos guarda-roupa antigos da família e ás origens da terra, ao interior profundo e ostracizado do coração dos Murtoseiros.O tema uma sátira e homenagem ás verdadeiras Murtoseiras, as Varinas.
Mas nesse ano á noite, a F.L.M. tinha algo na manga para oferecer, e não eram finos. Nessa noite depois de mais um famossísimo jantar F.L.M., esta regressa á sua sede de trabalho (antigas instalações da Comur), e prepara a chegada de Sua Santidade o Papa á Murtosa.Infelizmente poucos assistiram, mas a F.L.M. trouxe efectivamente o Papa á Murtosa, num espectáculo que ainda hoje é recordado por todos com imenso saudosismo.
Com este espectáculo a F.L.M. continuava na vanguarda e juntava-se a outra vertente do Carnaval Murtoseiro, o desfile nocturno, que até então tinha só a participação de outro grupo de carnaval os "Pintados de Fresco", que tinham sido os mentores desta iniciativa. Um bem haja da F.L.M. a este grupo de carnaval.
2002 o ano da festa brava, as festas de S.Paio tinham tido tourada, e o carnaval também viria a ter, agora pela mão da F.L.M. . Com um á vontade na arena e uma idumentária a rigor (um dos melhores fatos já produzidos) a F.L.M. dá espectáculo, chegando a tourear uma vaca pachorrenta, que pastava calmamente nos terrenos ao lado da Auto-Viação da Murtosa, que mais tarde viemos a saber que não tinha achado piada nenhuma, e que iria fazer queixa á Protecção dos animais ruminantes da zona centro. Há noite e seguindo a tradição nocturna, o tema seria os "Espermatozóides", através de uma ejaculação precoce a F.L.M. espalhou a alegria sobretudo entre os membros femininos de outros grupos.
No ano de 2003,fartos da política Murtoseira e da forma como era encarada, sobretudo nas assembleias municipais, a F.L.M. fez uma alegoria onde encenou uma batalha mediaval entre rosas e laranjas. Uma batalha onde se tentou demonstrar que falam, falam, falam, falam, mas o objectivo é o mesmo, a luta pela cadeira do poder, não olhando a meios para a atingir, esquecendo-se do essencial, a valorização económica, cultural e social do Concelho da Murtosa.
Nessa noite e depois da vinda de há dois anos de Sua Santidade o Papa, a F.L.M. multireligiosa cultivando o espírito democrático e a união entre religiões, decide trazer á Murtosa outro ícone da religião, o Dalai-Lama. Vestidos de monges tibetanos, de cabeça rapada e com gongoladas á mistura implementámos mais um sucesso.
Em 2004 decidiu-se pegar num tema da actualidade e levar as nossas forças policiais para o Iraque, onde armados de balão e arrogância em punho, desempenhariam um óptimo trabalho ao lado da coligação.
Há noite decidiu-se deixar as individualidades religiosas de lado e com a força espiritual deixada por estas, resuscitou-se, adivinhem??
Elvis Presley, o Rei do rock and Roll !
Com um fato a rigor e muito rock na pélvis, os Élvis desceram á terra e mais uma vez a Murtosa teve o inigualável previlégio de ter mais uma individualidade entre si.
No próximo ano o Carnaval Infantil da Murtosa irá festejar 20 anos de folia, a F.L.M. espera que lhe sejam dadas todas as honras que merece, não esquecendo as pessoas que tanto lutaram para que ele não fosse para a incubadora.
Este é um relato destes 10 anos em que a F.L.M. amada por uns e odiada por outros, luta para implementar na Murtosa mais apoio e iniciativas viradas para os jovens, mais vanguardismo mental, menos inércia institucional e mais apoio cultural e social.


Texto elaborado por um dos membros fundadores - Felipe Caravela.
Texto transcrito e traduzido por João Cunha

5 comentários:

Anónimo disse...

Resumo deste excelente texto:10 anos de GLÓRIA!!!
Mesmo com muitas adversidades,ódios e invejas vamos uma vez mais surpreender tudo e todos....
Só um reparo ao texto...nao faz menção ao nosso lema!!!

Orgulhosamente FLM!!!

Bofa

Anónimo disse...

Resumo deste excelente texto:10 anos de GLÓRIA!!!
Mesmo com muitas adversidades,ódios e invejas vamos uma vez mais surpreender tudo e todos....
Só um reparo ao texto...nao faz menção ao nosso lema!!!

Orgulhosamente FLM!!!

Bofa

André Belo disse...

Quem é que publicou isto????!!!!
Já tinha um contrato milionario com uma editora para lançar um livro e agora foi tudo por água abaixo. Ia sair que nem ginjas...
ANTES BEBER QUE CEDER!
Este é o nosso lema(alguns cedem, mas é uma questão de uma soneca e estamos prontos para outra).
ANDRÉ BELO orgulhosamente há dez anos...

LuisBarbosa disse...

Parabéns pelo 10 anos!
Parabéns ao Caravela e ao Cunha pela bela prosa!
Sem a FLM a Murtosa continuava no mesmo marasmo de sempre...
Com a FLM já dá gosto ir até à Praça no Sábado!

Anónimo disse...

Meus parabens pelos 10 anos e por serem um gupo de renome na nossa terra!
Têm-nos entusiasmado pela originalidade,criatividade e, principalmente,pelo bom sentido de humor!
Este ano estiveram muito engraçados,mas confesso que gostei mais dos "Elvis" e dos budistas. não vos vi de espermatozóides mas creio que deve ter sido um "orgasmo" de gargalhadas para o publico presente!
Continuem assim...

monica tavares