quarta-feira, 8 de março de 2006

Comissão de Carnaval, não é solução!!

Muito se tem falado sobre uma comissão de carnaval, mas para "gerir" que carnaval???
O carnaval da Murtosa é um carnaval infantil organizado pelas escolas com apoio logístico da Câmara Municipal da Murtosa. Os grupos que decidiram juntar-se a este corso tem de compreender que fazem parte de um carnaval infantil sem fins lucrativos onde o único fim é o de animar as ruas da aldeia/vila uma vez ao ano.
Isto da comissão já foi mais que debatido nos orgãos internos da F.L.M. onde se chegou sempre á mesma conclusão, para isto acontecer os grupos têm de formar um corso independente separado do corso infantil, esse corso tem de ser fechado e ser cobrado, exactamente como se pratica em Estarreja, face isto a F.L.M. pergunta será que é benéfico acabar com um corso único no país, onde participam mais de 1500 pessoas com umas 1 a 3 mil pessoas a assistir? Será que os grupos têm qualidade suficiente para se lançarem sozinhos? Os apoios viram de onde, no 1º ano a comissão irá ter fundos onde, irá pedir como sempre se pede há Câmara Municipal?? Caso não saibam a Câmara Municipal não tem de apoiar monetariamente os grupos mas sim as escolas pois o carnaval é infantil!
Contudo é um facto que a Câmara Municipal não apoia o Carnaval como deveria apoiar, investir forte na cultura e nas manifestações culturais e esporádicas da aldeia/vila da Murtosa, onde o interesse de construir casulos para os diminutos habitantes habitar é mais importante que a cultura, o desporto, enfim o bem estar físico e psíquico dos munícipes.
Deve-se sim pressionar a Câmara para dar mais apoio logístico, forçá-la a organizar-se melhor para não acontecer o que aconteceu este ano, onde não existia um plano alternativo ás tasquinhas, quando se sabia á prior pelo instituto meteorológico que o tempo estaria impróprio para a realização das mesmas. Fazer com que a Câmara entenda de uma vez por todas, ao final de 20 anos, que o Carnaval Infantil é uma realidade, é mais um cartão de visita da nossa pacata aldeia/vila da Murtosa, que se deve dar a devida importância turística que merece, pois nesses dias é mais um alento para o parado comércio local murtoseiro.
Na minha opinião,e repito, na minha opinião, no dia em que se separar o carnaval infantil da murtosa dos grupos, estes últimos não vão ter força suficiente para sobreviverem, e o pior será ainda quando se formar uma comissão de carnaval, iremo-nos tornar naquilo que se vê em Estarreja, Comissão com problemas financeiros, grupos a agredirem-se mutuamente pois não concordam com o lugar estipulado no corso e outras situações lamentáveis.

O Carnaval Infantil da Murtosa só precisa de continuar com a qualidade que vem há 20 anos a apresentar para continuar por mais 20 anos como um Carnaval rico, fantástico,divertido, colorido e único neste pequeno país!

Sem comentários: